Notícia aos visitantes

03/06/2010 12:21

A Congregação Cristã no Brasil é uma igreja evangélica brasileira pentecostal fundada em 1910 pelo italiano Louis Francescon.


História
Vindo dos Estados Unidos, a 20 de abril de 1910 Francescon realizou o primeiro batismo, em Santo Antonio da Platina, Paraná, onde foi batizado o italiano Felício Mascaro. Originalmente voltada à comunidade italiana no Brasil, a partir da década de 1930 a igreja começou a crescer entre outras etnias e desde de 1950 está presente em todo o território brasileiro e em diversos países do mundo.


Doutrinas
De acordo com seus 12 Artigos de Fé a doutrina da Congregação Cristã pode ser resumida da seguinte forma: crença na Bíblia como infalível Palavra de Deus, crêem na Trindade, na natureza Divina e Humana de Jesus Cristo, Salvação pela Fé segundo a Graça de Deus. Praticam o batismo por imersão e a Santa Ceia. Crêem no batismo no Espírito Santo, com a evidência inicial de falar em novas línguas (outros idiomas), bem como em outros fenômenos tais como milagres, curas, visões, etc. Esperam o retorno de Jesus Cristo antes do seu reino milenar, na ressurreição dos mortos e no Juízo Final. A Congregação também se caracteriza pela pregação baseada na revelação imediata do Espírito Santo, pelo espírito voluntário dos seus membros (que exercem seus ministérios sem a expectativa de receber dinheiro ou bens. Atualmente (2005) possui mais de 19.000 igrejas espalhadas em todo o mundo e cerca de 2,5 milhões de fiéis. Sua Igreja Central é estabelecida em São Paulo (Brasil) no bairro do Brás, onde reúnem-se anualmente em assembléias para determinações de novas resoluções doutrinárias.